A Biomm, empresa de biomedicamentos da qual a Cedro Participações é sócia, firmou com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma parceria de desenvolvimento produtivo para fabricação totalmente nacional da insulina glargina. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, no dia 25/02/2025, e noticiado pelo site IstoÉ Dinheiro.
De acordo com a publicação, a iniciativa faz parte do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e envolve a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE). Esta planta produtiva será construída no município do Eusébio, no Ceará.
Hoje, a Biomm realiza as etapas de formulação, envase, rotulagem e embalagem da insulina glargina com o IFA da empresa chinesa Gan & Lee. Com a entrada em operação da nova biofábrica no Ceará, porém, conforme as etapas da transferência de tecnologia avancem, o produto importado será substituído pelo nacional.
A previsão é de que o medicamento, já registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre de 2025.
O texto pode ser lido na íntegra aqui.
Previsão é de que o medicamento comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde no segundo semestre de 2025
Saiba maisEmpresa cataloga exemplares da fauna e flora da Serra do Cabral e explica as iniciativas adotadas em suas fazendas para proteger as espécies, bem como os esforços para conservar os sítios arqueológicos que se tornaram patrimônio cultural da região
Saiba maisEmpresa será a primeira mineradora 100% brasileira a verticalizar as operações e pretende investir R$ 3,6 bilhões no projeto, conforme noticiado pelo site IstoÉ Dinheiro
Saiba mais