A coluna Radar Econômico, da revista Veja, noticiou em seu site, em 14 de março de 2025, que o governo federal, através da Superintendência de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, caracterizou como bens de utilidade pública os imóveis localizados onde a empresa Cedro Participações planeja construir uma ferrovia em Minas Gerais.
Com isso, fica autorizada a desapropriação dos imóveis por parte da Cedro para que a obra de infraestrutura possa ser executada. O ramal ferroviário terá cerca de 30 quilômetros entre os municípios de Mateus Leme (MG) e São Joaquim de Bicas (MG), e será conectado à Malha Regional Sudeste, garantindo acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí (RJ), também concedido à Cedro.
O novo empreendimento deve custar cerca de 1,5 bilhão de reais e visa o fluxo de 25 milhões de toneladas de minério de ferro para exportação anualmente. A ferrovia deve retirar 5 mil carretas por dia das estradas da região, reduzindo emissões de gás carbônico (CO2) em cerca de 40 mil toneladas anuais.
O texto pode ser lido na íntegra aqui.
Previsão é de que o medicamento comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde no segundo semestre de 2025
Saiba maisEmpresa cataloga exemplares da fauna e flora da Serra do Cabral e explica as iniciativas adotadas em suas fazendas para proteger as espécies, bem como os esforços para conservar os sítios arqueológicos que se tornaram patrimônio cultural da região
Saiba maisEmpresa será a primeira mineradora 100% brasileira a verticalizar as operações e pretende investir R$ 3,6 bilhões no projeto, conforme noticiado pelo site IstoÉ Dinheiro
Saiba mais